Para o primeiro trabalho prático temos de encontrar 3 exemplos de boas interfaces, e 3 exemplos de más interfaces.
Começando pelos bons exemplos temos a página principal do Facebook. Apresentando de uma forma apelativa e prática todas as acções que o utilizador pode fazer, é uma interface fácil de se usar para quem já tem alguma experiência.
De seguida temos a página da cadeira (IPM) que contêm toda a informação bem estruturada e disposta de forma a que a navegação seja intuitiva, mesmo não sendo a mais apelativa ao utilizador.
Por último temos a interface do YouTube. Contêm as funcionalidades principais a vista (search bar, criar conta, login, etc.) e ainda oferece ao utilizador várias videos organizados por secções. Se um utilizador criar uma conta no site, a página inicial pode ser facilmente alterada para o gosto pessoal, organizando pela ordem que é desejada.
Mostrando agora os maus exemplos, temos https://pessoa.fct.unl.pt, o nosso espaço pessoal na faculdade. Quando se tenta mudar de tema do espaço, esta mudança não é feita na aplicação toda e é necessário um relog para entrar em efeito em todo a aplicação.
Depois a aplicação bastante conhecida Vuze, que depois de se seleccionar um resultado de uma pesquisa, não é intuitiva a maneira de retornar à página de resultados globais, pois o utilizador vai sempre procurar o botão para retroceder na barra de ferramentas.
Por último: Door to nowhere!
Sem comentários:
Enviar um comentário